Marcando a abertura e o retorno das atividades do segundo semestre letivo de 2022, ocorreu nos dias 08 e 09 de agosto, respectivamente, o III Encontro das Licenciaturas e o II Encontro das Licenciaturas em Pedagogia do IFRS – campus Vacaria. O primeiro evento contou com a ilustre presença das idealizadoras do projeto “Tujuba – Arquitetura do Brincar”, que ao longo de toda a noite compartilharam com os presentes suas inspirações, seus repertórios pessoais e parte do referencial teórico que permeia cada projeto elaborado pela arquiteta e urbanista Sandra A. Benvenutti em parceria com a pedagoga Gabriela Suthoff Haupt.
Os discentes tiveram a oportunidade de entrar em contanto com um referencial teórico pautado principalmente na Abordagem Reggio Emília, também conhecida como a Pedagogia da Escuta, bem como, na Pedagogia Waldorf, de Rudolf Steiner. Ambas, fortemente vinculadas à ideia de desemparedar a infância, de trazer a natureza para dentro do ambiente escolar, de compreender a escola como uma extensão do lar e que por sua vez, precisa apresentar-se como um ambiente acolhedor, aconchegante e com o mínimo possível da presença de elementos artificiais.
Por meio de alternância entre momentos de imersão, tal qual a apresentação do documentário italiano dirigido por Godfrey Reggio, “Evidence”, seguido por momentos de interação por meio de respostas às provocações trazidas pelas palestrantes e momentos que visavam possibilitar a práxis ao convidar os presentes a participarem de uma dinâmica/brincadeira na qual cada um buscaria um elemento no campus para contribuir na formação de um ambiente, a partir do que aprenderam com as discussões em torno da arquitetura do brincar, sendo assim, as palestrantes conduziram de maneira primorosa as atividades da noite.
No segundo dia de programação, a convite dos discentes de Licenciatura em Pedagogia e bolsistas do projeto de extensão do IFRS – campus Vacaria – Compartilhando Saberes, Renata Serpa (bolsista titular) e Volmir Tessaro (bolsista voluntário), as professoras Letícia de Lemos Perin e Maria Elisabete Fernandes mediaram com as turmas de Pedagogia uma troca de ideias e interação, tendo como foco o brincar na Educação Infantil e o desenvolvimento psicomotor das crianças, passando por discussões acerca do conceito de infância, a visão sociológica da infância, a diferença entre brinquedos e materiais de brincar, desenvolvimento neurológico e físico das crianças, dentre tantas outras contribuições.
De modo a proporcionar um momento de integração e recepcionar os calouros do curso de Licenciatura em Pedagogia, as turmas veteranas organizaram um lanche de abertura de semestre e boas-vindas.
Conheça mais sobre o Projeto TUJUBA nas redes sociais: https://www.instagram.com/tujuba.arquiteturadobrincar/
Pra saber mais sobre atividades realizadas no campus e pelos projetos de extensão, acompanhe o perfil das Licenciaturas em Pedagogia, do Projeto Compartilhando Saberes e da instituição, pelos links abaixo:
https://www.instagram.com/pedagogia_ifrs_vacaria/